Culto de Domingo
Da mesma forma que os atletas precisam começar a olhar para o mundo de uma maneira diferente para se tornarem os melhores do mundo no que fazem, também devemos começar a olhar para o mundo de uma maneira diferente. Temos que treinar nossa mentalidade para lidar com nossa realidade de maneira piedosa, quer dizer, com devoção aos alvos divinos, comprometidos de ver nossa jornada aqui na terra do jeito que Deus vê.
Usando Tiago 1:2-12 como guia de como nos devemos pensar, podemos ver que esse treinamento começa com uma nova perspectiva sobre provações em nossas vidas. As Provações tem um papel em nossas vidas de desenvolver perseverança, a perseverança por sua vez produz a maturidade. Para perseverar, precisamos da sabedoria de Deus para entender as coisas que nós enfrentamos. Precisamos de sabedoria divina porque a sabedoria humana muitas vezes cai dentro daquilo que Paulo chamou de fábulas profanas e tolas, e não tem valor para realmente entender nossa situação.
Também nós temos que treinar nossas prioridades e nossa perspectiva sobre riquezas nesse mundo. Se somos ricos, devemos lembrar que dependemos completamente de Deus. Se somos pobres, regozijamos que somos filhos do Rei, salvos por Deus. Se paramos de buscar riquezas aqui nesse mundo, e somos contentes, vamos encontrar muito menos dificuldades.
Em tudo, se perseveramos, receberemos a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.
Perguntas:
1.Quais são algumas perspectivas/maneiras mundanas que as pessoas tem e usam para lidar com provações?
2.Usando como exemplo o atleta que submete ao programa de treinamento, como que podemos aplicar os mesmos princípios aos problemas que nós enfrentamos?
3.Qual é a perspectiva correta sobre riquezas e pobreza? Listar umas provações que evitamos se temos a perspectiva correta.
Referências da Escritura
1 Timóteo 4:7-8 Rejeite, porém, as fábulas profanas e tolas e exercite-se na piedade. O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura.
Tiago 1:2-12
2 Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, 3 pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. 4 E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. 5 Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. 6 Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. 7 Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, 8 pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.
9 O irmão de condição humilde deve orgulhar-se quando estiver em elevada posição. 10 E o rico deve orgulhar-se caso passe a viver em humilde, porque o rico passará como a flor do campo. 11 Pois o sol se levanta, traz o calor e seca a planta; cai então a sua flor, e a sua beleza é destruída. Da mesma forma o rico murchará em meio aos seus afazeres.
12 Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.
1 Timóteo 6:9
Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição.
